segunda-feira, 30 de setembro de 2013, às 5h59
Em 1963, o saguão da Reitoria da UFMG recebia a Semana nacional de poesia de vanguarda, evento em que muitos dos principais nomes da poesia brasileira se reuniram para expor suas obras aos demais e ao público e para discutir os rumos da literatura feita no país.
Hoje, 30 de setembro, exato meio século depois, o mesmo espaço volta a receber uma edição do evento, que expõe novamente as obras de que consistiram a mostra de 1963 – mas agora em diálogo com a vanguarda produzida na contemporaneidade.
Se naquela ocasião as obras expostas remetiam a nomes como os paulistas Augusto e Haroldo de Campos e ao mineiro Affonso Ávila, na mostra de hoje se somam a eles expoentes de uma vanguarda mais recente e mesmo atual, como Arnaldo Antunes, Carlos Ávila, Paulo Leminski e Ricardo Aleixo.
A mostra estará aberta a partir das 17h, e segue aberta à visitação – apesar do nome “semana” – até o dia 17 de outubro.
Conferência internacional
No dia 10 de outubro, quinta-feira, o auditório do prédio da Reitoria recebe uma conferência internacional como parte da programação da Semana. Às 19h, a ensaísta e crítica norte-americana Marjorie Perloff, professora emérita da Universidade de Stanford, nos EUA, conversará com o público a partir do mote Conceptual poetry and the question of emotion (Poesia conceitual e a questão da emoção).
Na ocasião, Marjorie vai lançar o livro O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Também será lançado, no mesmo dia, um catálogo da exposição, reunindo as obras expostas na edição de 1963. “São obras que, apesar de estarem nos livros de cada autor, até então não haviam sido reunidas em um único volume”, comenta Paulo Schmidt, responsável pela museografia da mostra.
O professor Wander Melo Miranda, da Faculdade de Letras (Fale), também diretor da Editora UFMG, é o responsável pela organização da exposição. A promoção é do Centro de Estudos Literários e Culturais (Celc) da UFMG, com apoio da Pró-reitoria de Planejamento.
1963: Reitor da (na época) UMG, Orlando Carvalho, à direita, discursa na abertura da Semana. Em segundo plano, ao centro, de óculos, o escritor Emílio Moura
Fonte: UFMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário