segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Renúncia de Bento XVI: Como ficará a Igreja? Haverá Crise? Houve covardia?

A notícia de renúncia de Bento XVI do governo da Igreja Católica pegou inegavelmente o Mundo todo de surpresa. Lendo a carta, podemos notar que a Renúncia não foi tomada de forma repentina, o Papa diz que repetidas vezes ponderou sobre esta atitude tão séria. Ele com certeza conversou bastante com diversas pessoas de sua confiança, rezou inúmeras vezes e se prostrou diante de Jesus Sacramentado não poucas vezes. Por isto faz com a consciência tranquilíssima. De maneira nenhuma Bento XVI poderá ser considerado um desertor, ele não está abandonado o Barco e a nenhum fiel. Mesmo isto sendo algo incomum, devemos entender que está dentro das normas legais da Igreja e que mal há em cumprir a legislação da mais séria Instituição da História da Humanidade?.

Sendo de tanto fundamento, é também corroborado por Deus Nosso Senhor,  de extremo respeito e obediência deste Pastor frente a vontade do Senhor. Não tomasse esta delicada decisão, seria ele um irresponsável, medroso e ditador. Mas graças a Deus não é o caso. Onde tantos por ai querem se permanecer no poder, apenas por vontade humana, sem pedir permissão ao Senhor para continuar, fazem o que não agrada e comprometem o andar da Civilização. É certo também que necessitou de uma coragem papal (incomum), que com certeza outros não teriam. Uma coragem temperada por doses altíssimas de humildade, coisa em crise no mundo.
 

Falando em crise, como fica a Igreja?
Ficará a espera do novo Pastor. A Igreja é governada por um Papa que é Bispo de Roma, em conjunto com os diversos Bispos do Mundo inteiro. Então não haverá crise, poderia haver sim se todos os Bispos tivessem neste momento pedindo renúncia. Portanto não é o que está acontecendo. Nossos contemporâneos podem falar com conhecimento de causa sobre a mudança de Papa, pois com a morte de João Paulo II, ficamos chorosos, porém não houveram perdas no caminhar da Igreja, isto porquê a Igreja é mantida e sustentada pelo Espírito Santo. Temos muitos Apóstolos que não estão renunciando e dia após dia estão dando a vida pelo andar sério e moral da mesma.


E a Jornada Mundial da Juventude? Nada muda, podemos continuar com a programação e divulgação. Lembrem-se que João Paulo II programou a JMJ em Colônia-Alemanha em 2005 e não pode está presente, nem por isto ela deixou de ser profética. Bento XVI esteve lá mostrando para o Mundo que a Igreja não estava morta.


Houve outras renúncias papais? Sim, não citarei aqui, mas aqueles outros tomaram esta decisão em casos extremamente necessários, novamente a Igreja não ruiu. Bendito seja Deus!


E os demais compromissos? Para quem entende de Administração sabe que a Igreja é um grande exemplo para grandes Empresas pelo mundo, e vai bem aquelas que se assemelham (manter viva por mais de 2 mil anos não e para qualquer um). Então estejam seguros que a Igreja vai continuar cumprindo a ordem do Senhor Jesus.


A Igreja perde? Sim, isto porque amamos nossos pastores e por amarmos sentiremos saudades, mas alegremente sabemos que teremos outro grande homem para nos guiar. Talvez não saberemos como conviver com a notícia por não ser caso normal. Fora isto, não haverá perdas. É o Espírito Santo que nos guiará como sempre.


Como podemos ver Bento XVI nisto? Com o melhor olhar possível. Em quem neste mundo se consegue ver desapego, sinceridade (sobre sua fragilidade), humildade, força, integridade e cumpridor de suas tarefas. Ele não diminuiu, não se esquivou, não abandonou nenhum dos seus. Está fazendo seu melhor e dando a Deus a oportunidade de ser Deus. 


No mais não há motivos para medo de qualquer natureza, é certo que haverá muitas especulações. Parte da mídia será o último lugar onde obter informações. Hora desta busque a TV Canção Nova e outros canais Católicos. Sites negativos só irão deturpar a verdade. Acrescente que com este gesto de amor, Bento XVI dá um banho nos Ditadores e em muitos governantes deste Universo. Pelo lado espiritual, podemos dizer que o Demônio está furioso com a Renúncia, aqui no Brasil fez calar o Carnaval. Hoje se fala mais da Igreja que qualquer outra coisa. 


Glória a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...