sexta-feira, 11 de abril de 2014

Algo sobre o autor: Poeta Fernando Sabino

joezil posta ALGO SOBRE AUTOR



Fernando Sabino

A 12 de outubro de 1923, nasce Fernando Tavares Sabino em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Faz o curso primário no Grupo Escolar Afonso Pena, e o secundário no Ginásio Mineiro, em Belo Horizonte. Aos 13 anos, escreve seu primeiro trabalho literário: uma história policial logo publicada na revista Argus, editada pela polícia mineira.

A partir daí, passa a escrever crônicas sobre rádio, enquanto inicia estreita convivência com Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos. Entra para a faculdade de Direito em 1941, mesmo ano em que publica seu primeiro livro, Os grilos não cantam mais, elogiado por Mário de Andrade numa carta que daria início a pródiga correspondência entre ambos. Em 1944, muda-se para o Rio. Dois anos depois, ao completar o curso universitário, vai morar em Nova York como correspondente do jornal Diário Carioca e assistente no Consulado Geral do Brasil, o que lhe vale a iniciação nos autores de língua inglesa. Curiosamente, é na metrópole americana que começa a escrever O grande mentecapto, obra que abandona para retomar mais de 30 anos depois.

Em 1952, com o lançamento de A vida real, Sabino exercita-se em novas experiências literárias. Seu primeiro romance, O encontro marcado, é escrito quatro anos depois. Durante o ano de 1959, trabalha como correspondente na Europa de grandes jornais brasileiros, como o Jornal do Brasil e da revista Manchete. Um ano depois, é enviado a Cuba para realizar reportagens para diversos veículos de comunicação do Rio, Minas Gerais, Bahia e Recife.

Fonte: Editora Record


"De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...